Natural de Governador Dix-Sept Rosado, no Rio Grande do Norte, o pastor Antônio Cezário de Melo, filho do casal Cezário Vicente de Melo e Isabel Moreira Maia, nasceu no dia 22 de fevereiro de 1931. Ainda na infância, ficou órfão dos pais com apenas sete anos. A partir de então, assim como os cinco irmãos, passou a ser criado pelos parentes. Aos 21 anos, em 1952, deixou sua terra de origem e viajou pela primeira vez para o Ceará, para o município de Tabuleiro do Norte, onde definitivamente passou a residir na companhia do irmão Braz Cezário de Melo. Apesar de já ter ouvido falar do evangelho ainda em seu estado natal, a sua conversão só aconteceu em terras cearenses. Estando de passagem na localidade de Caracanga, em Itaitinga, foi convidado para assistir a um culto no templo da Assembleia de Deus (AD) local. Na ocasião, a mensagem ministrada com base em Mateus 25:31-46 mexeu com a estrutura do futuro ministro do Senhor. Ele não teve como resistir ao chamado do Pai. Era o dia 16 de abril de 1958, data em que entregou sua vida a Cristo. Aos 23 anos, conheceu Emília de Sousa Melo, com quem se casou três anos depois e se tornou pai de oito filhos.

No mesmo ano em que se converteu, batizou-se em águas, no dia 07 de setembro de 1958. Concluiu o Curso Teológico por extensão pela Escola Teológica das Assembleias de Deus (EETAD), de ampinas (SP), tendo realizado as atividades em Fortaleza. O curso foi concluído no dia 07 de julho de 1988, tendo durado quatro anos. Foi o primeiro dirigente da congregação de Lagoa Redonda, em Messejana,onde estruturou o trabalho e construiu o templo. Depois de 12 anos, no ano de 1970, teve a sua primeira experiência como líder de um campo evangelístico, na AD em Monsenhor Tabosa. Passado um ano, no início de 1972, assumiu o pastorado na localidade de Bom Princípio, no município de Caucaia. Lá, permaneceu por 16 anos. Mesmo com muitas dificuldades e até perseguições, nesse período abriu novas congregações, construiu o novo templo, a casa pastoral, entre outros trabalhos. Antes de ser direcionado para outro campo, foi ordenado ao ofício de pastor no dia 07 de setembro de 1981, pelo pastor Emiliano Ferreira da Costa.

Em seguida, o ministro do evangelho deu continuidade ao seu ministério na localidade de Praia de Redonda, em Icapuí, onde assumiu no final de 1988. Lá, iniciou o trabalho convicto de que Deus havia confirmado a sua ida e de que estava no lugar certo. Quem acompanhou a obra durante os cinco anos em que ele passou pela cidade praiana, constatou o que o Senhor fez naquele
lugar. Na época em que pastoreou, realizou congressos e batismos, criou oficialmente o Departamento de Senhoras, construiu a igreja da Rua dos Primos, entre outras ações. Concluída a sua passagem na Praia de Redonda, foi direcionado pela Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Ceará (Conadec) para pastorear a Assembleia de Deus no município de Pindoretama, onde se torna o primeiro pastor daquela igreja, já que antes era ligada ao campo de Caponga.

Assumiu a igreja em 23 de novembro de 1993 e permaneceu até o final de dezembro de 2004. Nesse intervalo de tempo, abriu novas congregações, construiu uma casa pastoral, fez a reforma do templo sede e avançou na evangelização em todas as áreas da cidade. No dia 11 de fevereiro de 2005, foi jubilado pela AD Templo Central depois de mais de quarenta anos cuidando das ovelhas do Senhor.

Fonte: Livro “70 Anos do Movimento Pentecostal em Messejana” – Carlos Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *