PR. JUVENAL ROQUE DE ANDRADE E SUA HISTÓRIA NO CEARÁ E VÁRIOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO

PASTOR JUVENAL ROQUE DE ANDRADE E SUA HISTÓRIA NO CEARÁ

Pastor Juvenal Roque de Andrade (1899-1971) – Consagrado pastor em 3 de Dezembro de 1926.

BIOGRAFIA

Nasceu em 4 de janeiro de 1899, na cidade paraense de Castanhal. Converteu-se ao evangelho em agosto de 1919, tendo sido batizado nas águas 10 dias depois. No fim do mesmo mês, recebeu o batismo no Espírito Santo. Ainda em 1919, em dezembro, como auxiliar de trabalho escolhido pelo pastor Bruno Skolimowski, demonstrava possuir de Deus o dom da palavra.

Participou da primeira Escola Bíblica para obreiros brasileiros, promovida pela AD de Belém (PA), de 4 de março a 4 de abril de 1922. Nesse ano foi designado para Mosqueiro (distrito de Belém – PA). Em 1923 foi para Fortaleza (CE), tendo evangelizado muitos municípios do interior cearense. Em 1925 foi enviado como evangelista para a cidade de Nova Timboteua (PA).

Foi consagrado pastor na AD de Belém (PA) em 3 de dezembro de 1926 pela imposição de mãos dos missionários Samuel Nyström e Nels Julius Nelson e enviado no mesmo ano, juntamente com o evangelista José de Alencar de Macedo, para ccoperar na evangelização do Ceará onde, de 1928 a 1929, pastoreou as igrejas do campo praiano na região de Quixadá, Praia e Cana Brava. Casou pela segunda vez em 1927.

Foi um dos treze pastores brasileiros que participaram da primeira Convenção Geral das Assembleias de Deus em 1930, na AD de Natal (RN.

Em 1935, a AD de Belém o mandou atender o trabalho em Óbidos no Baixo Amazonas. Exerceu o oitavo pastorado da AD de Porto Velho (RO) de 1939 a 1943 quando na Escola Bíblica ministrada por Nels Nelson, foi transferido para trabalhar em Cuiabá. Seu vasto campo em Rondônia abrangia o Território do Acre, Guajará-Mirim e parte da vizinha República da Bolívia.

No registro da ata de fundação da AD de Cuiabá, em 7 de maio de 1944, consta o seu nome como presidente da diretoria: “O pastor Juvenal Roque de Andrade, que chegara a Cuiabá procedente do Pará e Amazonas através das selvas que separam esses Estados, foi o fundador da Assembleia de Deus em Cuiabá, apesar de outros ali terem pregado antes dele”. No mesmo ano, em 22 de outubro, foi organizada a AD de Campo Grande (MS) e Juvenal Roque de Andrade figura como presidente da igreja e Paulo Fernando Brenta, dirigente local.

Juvenal Roque de Andrade foi pastor da AD de Jundiaí (SP), tendo sido o construtor do seu primeiro templo em 1946, e ali permaneceu por cinco anos. De Jundiaí seguiu para Itapetininga e Capão Bonito, ainda no Estado de São Paulo. Mas nesta última cidade, já com a saúde muito abalada, com recomendações médicas para que não se esforçasse em trabalhos, ou mesmo em pregações, foi para a capital São Paulo, onde, apesar de sempre doente, visitava congregações pregando a Palavra de Deus. Pastor Juvenal teve artigos publicados no Mensageiro da Paz nas décadas de 40 e 50.

Depois de labutar no ministério por 45 anos, Juvenal Roque de Andrade morreu no dia 6 de maio de 1971, às 9 horas da manhã, depois de haver passado uma noite em oração de agradecimentos a Deus pelas lutas e vitórias.
Créditos do Texto: Grupo Assembleia de Deus – História em Fotos e Vídeos/ Jacó Rodrigues Santiago
#assembleiadedeus#assembleiadedeusnobrasil