Home / Uncategorized / COMO A ASSEMBLEIA DE DEUS CHEGOU NA REGIÃO DO CARIRI NO CEARÁ

COMO A ASSEMBLEIA DE DEUS CHEGOU NA REGIÃO DO CARIRI NO CEARÁ

Chamas Pentecostais chega na Região do Cariri

Historiador Carlos Castro publicará em breves dias o livro: Chamas Pentecostal na Região do Cariri.

Era 1929 quando o pioneiro do Movimento Pentecostal no Brasil Virgil Frank Smith anunciou pela primeira vez a Palavra de Deus na região do Cariri, no município do Crato. Desejoso de anunciar as Boas Novas, ele teve sua missão comprometida por conta da perseguição ao Evangelho. Na época, o missionário pertencia à Igreja de Cristo nos Estados Unidos e estava no Brasil a realizar um trabalho evangelístico na região Nordeste.
Somente em 1938 ele filiou-se à Assembleia de Deus. Logo que fixou residência no centro da cidade, um grupo de católicos fez um cerco em frente à sua casa de modo que sequer permitia que Virgil e sua esposa, conhecida
pelo nome de Ramona Rickman, pudessem comprar água e alimento. A fúria dos perseguidores era motivada pela intenção de expulsá-lo da cidade a todo custo ou até mesmo tirar a vida do pastor, se fosse preciso. Todavia, Deus permitiu que o reverendo Natanael Cortez, que naquela época exercia o cargo de deputado estadual, levasse o caso ao governador do Ceará, Dr. José Carlos de Matos Peixoto. Ao tomar conhecimento do fato, ele autorizou que uma tropa de policiais se dirigisse ao Crato e desse por encerrada a perseguição. Uma frase histórica do então governador do estado foi registrada no livro “Natanael Cortez e o Ministério da Palavra”, de autoria de Eduardo Campos, onde a autoridade confidenciou ao próprio Cortez sua estima pelos evangélicos: “Natanael, no meu governo, protestante não sofrerá perseguição no Ceará”.
Em 1941, o pastor Antonieto Granjeiro Sobrinho abriu um trabalho no Crato, com o apoio do evangelista Aristóteles Torres de Alencar. Na região, o pastor Antonieto realizou o trabalho de evangelização até junho de 1944, quando se deslocou para Campo Maior, no Piauí, para pastorear a AD no município piauiense. Com a sua saída, outros pastores assumiram a liderança do campo nos 14 anos seguintes.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *