PRIMEIRO LIVRO SOBRE HISTÓRIA PUBLICADO PELA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

LIVRO RARO DO MUSEU DO PROTESTANTISMO DO CEARÁ

O AUTOR É O PASTOR JOSÉ TEIXEIRA REGO E SEU TÍTULO: “BREVE HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO CEARÁ

 

Qual foi o primeiro livro publicado pelas Assembleias de Deus no Brasil ? Quem é o escritor e qual cidade do país onde o mesmo foi publicado ? Bem, essas dúvidas serão reveladas em mais um VÍDEO HISTÓRICO do Museu do Protestantismo do Ceará, assinado pelo historiador Carlos Castro e diretor do espaço cultural das Assembleias de Deus no estado. 

 Em 1911, o serviço de COLPORTAGEM passou a ser feito pelo missionário Daniel Berg e a literatura daqueles dias se resumia aos carregamentos de Bíblias e Novos Testamentos, procedentes dos Estados Unidos. Essa atividade era um meio para ele e seu companheiro Gunnar Vingren se manterem e também desenvolverem a evangelização. Aqui no Ceará (Museu MPC) tem uma carteira de colportor pertencente ao pastor José Alves do Nascimento, com o número: 02984, assinado na época em que a escritora Antonieta Rosa Vieira ( 31 obras publicadas – CPAD) era a responsável pelo departamento de colportagem). Sobre o pastor José,  nasceu em 1899 em Ouricuri (PE) e veio com seus pais, ainda jovem, residir no Ceará. Faleceu em 2015, aos 116 anos. (link de sua história no canal do Museu) 

Quando Samuel Nystrom e Nels Nelson completam o quarteto (Daniel e Vingren), aconteceu a compra da primeira MÁQUINA TIPOGRÁFICA e é aí que vão surgir os primeiros PANFLETOS, LIVRETOS e JORNAIS, das Assembleias de Deus. 

Se em 1917, Nystron implanta a imprensa escrita na AD em Belém-PA e o mesmo, antes que findasse a década de 1920, publica os livretos: “Concernente aos dons do Espírito Santo” e “Jesus Cristo Nossa Glória”. Já o primeiro jornal com o título “Voz da Verdade” nasce em 1917 com o pastor Almeida Sobrinho, como redator. Em seguida vem 1919  e é lançado o “ Boa Semente” na direção de Gunnar Vingren. Com sua mudança ao Rio de Janeiro,  em dezembro de 1929  vai fundar o periódico “Som Alegre” para que finalmente, na junção dos dois últimos nascesse o “Mensageiro da Paz” em 1930, durante a primeira CGADB realizada em Natal – RN. 

Passados trinta e um ano da fundação das Assembleias de Deus no Brasil, seria publicado o primeiro livro histórico sobre a Instituição aqui no Ceará. Seu autor seria o pastor José Teixeira Rego. A obra que ele intitulou como “Breve História da Assembleia de Deus no Ceará” foi lançada em 1942 por ocasião da inauguração do templo sede da Instituição no centro da capital cearense.  A obra tem 60 páginas e expõe as fotos dos pastores Samuel Nystron e Nels Nelson, bem como algumas que fazem parte das reuniões da data festiva. 

Nascia então o primeiro livro publicado no Brasil sobre histórias da Assembleia de Deus e tendo como autor PR. JOSÉ TEIXEIRA REGO. O livro foi publicado na gráfica “URANIA”, localizada na Rua Major Facundo 716 – 722 em Fortaleza – Ceará. Seu apoio fotográfico e jornalístico foi do casal Orlando Bastos e sua esposa a irmã Quininha Frota M. Bastos, que era secretária da igreja naqueles dias e que era conhecida como “Sociedade Cearense Assembleia de Deus”.