PASTOR “ZEZINHO” LEVA A CIDADE DE ITAPAJÉ PARA O CENTRO DA HISTÓRIA PENTECOSTAL NO CEARÁ

Igreja Evangélica Assembleia de Deus Templo Central parte na frente e inaugura um museu histórico sobre a presença dos primeiros assembleianos no municíio serrano. A primeira foi Maria de Jesus Nazareth Araújo e em seguida o missionário Adriano de Almeida Nobre. No apagar das luzes do ano de 1914, o fundador da Instituição no país, veio também e retorna a Belém do Para em janeiro de 1915. Na sequecia tiveram outras lideranças até chegar a vez do pastor José Costa de Melo, que teve sua posse no dia 22 de novembro de 2010.

BIOGRAFIA DO HOMENAGEADO

O pastor José da Costa Melo, filho de Ezequiel José de Melo e Maria Delmiria de Melo, é natural da cidade de Parambu (CE), onde nasceu no dia 09 de fevereiro de 1965. Após concluir o curso de bacharel em Teologia pela Faculdade de Ensino Teológico da Amazônia (Faetam), ele foi autorizado em 06 de novembro de 1990 ao ofício de evangelista e assumiu, em seguida, a AD de Pacujá.
Lá, permaneceu até o dia 06 de dezembro 1993. Em dezembro de 1995, foi consagrado à função ministerial de pastor durante a Convenção de Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus no Estado do Ceará (Comeadec).
A segunda cidade a pastorear foi Santana do Acaraú, no período de 07 de dezembro
1993 a 12 de maio de 2000. Depois, assumiu a AD de Hidrolândia no dia 13 de maio de 2000
e ficou até 22 de novembro de 2002. Em seguida, foi deslocado para a AD de Varjota, onde
permaneceu por sete anos. No dia 14 de janeiro de 2010, teve sua posse na liderança da
“Igreja-Mãe” em Itapajé. Casado com a irmã Eunice Freitas de Melo ( filha também de pastor), são pais de Werbeson, Alexsandra, Neemias, Miquéias, Micael e Milkaias. Entre seus feitos biográficos agora costa a fundação da CASA MUSEU GUNNAR VINGREN, que contou com a presença da família do pioneiro, seu neto BO DAVID VINGREN e sua bisneta ANNE KARIN VINGREN.