A história do pastor Otoniel Moura de Paula, dormiu no Senhor ainda muito jovens, todavia, junto com seu irmão Oziel, deixaram um legado maravilhoso na hinologia da Assembleia de Deus no Brasil. O dia que a evangelização que deram início em tenra idade veio encerrar no dia 29 de abril de 1966, através de um acidente automobilistico.
Pastor Otoniel Moura de Paula (1943-1976) – Consagrado pastor em 29 de abril de 1966.
BIOGRAFIA
Pastor, cantor e evangelista da Assembleia de Deus no Estado do Rio de Janeiro. Nasceu em 15 de maio de 1943, em Cachoeiro do Itapemirim (ES). Filho do casal, pastor Antônio de Paula e Doracy Moura de Paula. Converteu-se ao evangelho e foi batizado nas águas em 1950 e, no mesmo ano, recebeu o batismo no Espírito Santo.
Sentindo a chamada para trabalhar na obra de Deus, cursou o Instituto Bíblico das Assembleias de Deus (IBAD), em Pindamonhangaba (SP). Em 29 de abril de 1966, na Convenção Estadual das Assembleias de Deus do Rio de Janeiro (CEADER), realizada em Vassouras, foi ordenado pastor.
Casou-se, em 15 de maio de 1969, com Nicete de Carvalho Rosa, com quem teve dois dois filhos: Otoniel Junior e Simone. Sua esposa Nicete, era uma jovem talentosa e ativa na obra do Senhor, sempre acompanhava o marido em suas viagens evangelísticas.
Otoniel formou-se em bacharel de Teologia pela Faculdade Evangélica de Teologia “Seminário Unido”, do Rio de Janeiro.
Iniciou sua carreira musical, formando uma dupla com seu irmão Oziel Moura de Paula, também pastor. A primeira gravação foi do LP “Palácio do meu Rei”, em 1967. Gravaram ao todo nove discos, incluindo dois trabalhos gravados por Oziel e sua esposa Alda: “Sempre Alegre” (1973) e “Fé para Vencer” (1975). Seu estilo musical era caracterizado pela simplicidade da orquestração das músicas, utilizando apenas Órgão e Violão. Com o decorrer dos anos, ao seu estilo foi acrescentando instrumentos como: Guitarra (solo e base), Contrabaixo, Bateria, etc.
DISCOGRAFIA
1967 – Palácio do meu Rei
1968 – Profecias
1969 – Oásis do amor (com participação de Ozeias de Paula)
1970 – Que Bonito É
1971 – Casa de Jairo (com participação de Ozeias de Paula)
1972 – Desejo Missionário
1973 – Sempre Alegre” (Oziel e Alda)
1973 – Trinta Peças de Prata
1974 – Festa no Céu
1975 – Tua Felicidade depende de Você (lançamento póstumo)
1975 – Fé para Vencer (Oziel e Alda – lançamento póstumo).
A dupla também formou um trio com outro irmão, Ozeias de Paula, e Oziel formou uma dupla com a sua esposa, Alda Loureiro. Eles gravaram três Lps, contendo músicas de sucesso como “Fé para vencer”, “Santidade ao Senhor”, “Sempre Alegre”, “Minha vida” e “Se isso não for amor”, de autoria de Oziel.
Otoniel e Oziel, além de cantar, dedicaram-se à pregação evangelística com ênfase em curas e milagres, fundando e dirigindo a Campanha “Milagres da Fé”.
Também se preocuparam com o ensino teológico formal e fundaram o Instituto Bíblico das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiro. Ele e Oziel foram os fundadores da UMADER – União da Mocidade das Assembleias de Deus do Estado do Rio (UMADER).
Otoniel e sua esposa Nicete faleceram em 26 de fevereiro de 1976, vítimas de um desastre automobilístico, quando se dirigiam da cidade de Ijuí para Santa Rosa, no Estado do Rio Grande do Sul. O carro era dirigido pelo pastor Apolo Batista da Paz, então presidente da Convenção das Assembleias de Deus do Rio Grande do Sul, e junto com eles o pastor Oziel de Paula e sua esposa Alda Loureiro. Todos faleceram no acidente.