O templo de Vila Cigano, datado de 1958, é o marco histórico da presença pentecostal e o primeiro inaugurado na região dos Inhamuns, onde o pastor Benjamim Ramos de Oliveira, foi o precursor da semente do evangelho a partir de 1945. Conhecida antigamente como Vila Coutinho, na época distrito da cidade de Independência, atualmente emancipada como Quiterianópolis e localizada na Região Oeste do Ceará a Assembleia de Deus comemora seu jubileu de ouro em 2024.
Em 1968, uma moradora da então Vila Coutinho, por nome de Josefa Maria da Conceição, acompanhada de um filho e uma neta, aceitaram a Jesus em Fortaleza, em uma de suas viagens, para realizar tratamento de saúde. Cabendo a estes três pioneiros a efetivação do evangelho na Vila.
A primeira pessoa alcançada pelo trabalho desses três pioneiros foi o representante da Igreja Católica em Vila Coutinho, o Sr. Expedito Cordeiro, representante do padre Jacques, da Paróquia da cidade de Independência. O mesmo oficiava as homilias para essa comunidade religiosa, onde a última foi celebrada em 27 de junho de 1969. O mesmo já refletindo sobre a semente plantada no seu coração utilizou para base bíblica em sua última homilia Romanos: 10 – 8 a 10. “Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Não sabia o Sr. Expedito, que essa Palavra já era o fruto da semente lançada no seu coração pelos citados pioneiros.
Entrevistado pelo atual pastor Natanael Batista Júnior, o primeiro pastor Expedito Cordeiro (atualmente jubilado) relembrou sua conversão que ocorreu exatamente 15 dias após seu último sermão, na Igreja Católica, conversão esta que se deu no 03 de Agosto de 1969, em uma festa evangélica na comunidade de São Raimundo. A primeira vida que o irmão Expedito, ganhou para Cristo foi a sua esposa, a irmã Maria Cordeiro, naquele mesmo ano, que também foi a primeira a aceitar a Cristo na Vila.
A Igreja em Quiterianópolis prosperou tanto que atingiu limites além de suas fronteiras onde dezenas de congregações e mais de dois mil membros tiveram que ser desmembrados formando novos campos emancipados. Hoje a igreja-mãe em Quiterianópolis é presidida pelo pastor Natanael Batista Júnior e que tem como seu pastor emérito Expedito Alves Cordeiro. Em nosso campo cada crente é um missionário.