FAMÍLIA VINGREN INAUGURARÁ MUSEU NO CEARÁ

Bo David Vingren e sua filha Karin Anna Vingren, estarão no dia 20 de julho próximo na IEADTC – ITAPAJÉ (CE) para inaugurarem no formato histórico a Casa Museu Gunnar Vingren (oficialmente a inauguração foi com a presença do presidente da CONADEC). A casa antiga, costruída por volta de 1875, foi obra do irmão Cordulino Teixeira Bastos. Outro fato importante é que as Assembleia de Deus em Roraima, tem como fundador, desde em 1915, realizada por este cearense de Itapajé. A casa teve como segundo proprietário, o diácono Raimundo Ferreira Gomes, que fez a compra do imóvel por 1 conto de réis e agora se torna patrimônio da IEADTC – ITAPAJÉ, onde o pastor José Costa de Melo (presidente da Instituição) fez todo trámite documental do ambiente da fazenda Lagoinha, com os descendentes do diácono Raimundo Gomes.

A exposição histórica é uma parceria do Museu do Protestantismo do Ceará, através de seu diretor, o presbítero Carlos Castro. Cerca de 35 banners contam a história dos pioneiros em seus 110 anos de história, além de documentos, objetos, livros, bíblias, salmos e hinos, instrumentos musicais. Cada canto da casa tem um pouco das lágrimas que fizeram crescer a semente do evangelho pentecostal em todos os 184 municípios do Estado do Ceará.

Da pesquisa histórica a apresentação do museu o historiador Carlos Castro relata: ” O pastor “Zezinho” como é mais conhecido na pastoral assembleiana do estado é, além de guerreiro um amoroso pastor do rebanho do Senhor. Se percebe em seu olhar o brilho pela história dos nossos pastores que já dormem com Cristo e daqueles jubilados que, em vida, já poderão ser lembrados por seus legados evangelisticos. Se o pastor Bastos (Sebastião Mendes Pereira) contava essa história onde chegasse, agora o pastor José Costa de Melo, trouxe a mesma para o local aonde nasceu. Finalmente, os famíliares desses heróis do Pentecostes no Brasil, já pertencentes aos ATOS DOS APOSTOLOS, também não serão mais esquecidos. Parabéns pastor Zezinho, pela ideia da CASA MUSEU GUNNAR VINGREN, o irmão fez a diferença neste sedento TORRÃO NATAL dos cearenses”.