CEARENSE QUE FEZ HISTÓRIA ASSEMBLEIANA EM OUTROS ESTADOSCEARENSE QUE FEZ HISTÓRIA ASSEMBLEIANA EM OUTROS ESTADOS

ESSE BIOGRAFIA TEM O APOIO: Pr. Jacó Rodrigues Santiago

Pastor, antigo líder das Assembleias de Deus no Estado do Mato Grosso do Sul. Nasceu em 1º de dezembro de 1911, na cidade de Várzea Alegre (CE), sendo filho do casal Francisco Bezerra Duarte e Maria Guedes Duarte. Seu pai, foi um dos pioneiros da Assembleia de Deus na Paraíba.

Casou-se em 15 de dezembro de 1934, com Julinda Tavares Duarte, com quem teve nove filhos, entre os quais, David Tavares Duarte (pastor na AD de Campo Grande) e Vidares Tavares (evangelista).

Vicente que antes pertencia a Igreja Presbiteriana, passou a congregar na Assembleia de Deus a partir do dia 28 de novembro de 1936. Nesse mesmo ano, foi batizado nas águas, pelo pastor Cícero Canuto de Lima, na AD de João Pessoa (PB). Posteriormente, foi residir na cidade de Antenor Navarro, onde passou a cooperar com pastor Francisco Bezerra Duarte, seu pai.

Em 1950, mudou-se para o Rio de Janeiro, e em 15 de agosto de 1951, recebeu o batismo no Espírito Santo. Logo após esse acontecimento, regressou a Cajazeiras (PB). Em 24 de novembro do mesmo ano, foi consagrado ao ministério de pastor, na AD de João Pessoa.

Em 1957, enviado pelo Ministério do Belém (São Paulo), assumiu a direção da AD de Campo Grande (MS). Permaneceu no pastorado até maio de 1965. Foi uma época áurea daquela igreja, devido ao seu dinamismo e liderança. Destacou-se pela dedicação aos ensinamentos bíblicos e pela habilidade no trabalho de visitação pastoral aos crentes da época, fazendo com que, na sua administração, a igreja alcançasse um grande êxito. Pastor Guedes, foi considerado um líder estadual. Realizou o 1º Congresso Estadual de Jovens, apoiou a fundação do primeiro jornal evangélico da região, empreendeu esforços na organização do Círculo de Oração das Senhoras, sendo indicada como dirigente a sua esposa, Julinda Tavares Duarte, e, por fim, reformou e ampliou o templo-sede.

Além da AD de Campo Grande, pastor Vicente Guedes pastoreou as igrejas no Estado de São Paulo (Jacareí, Presidente Prudente, Assis e Ourinhos). Atuou de 10 de janeiro de 1971 a 24 de outubro de 1972, na obra missionária no Paraguai, sediado em Assunção, onde construiu o primeiro templo da AD naquela capital e liderou as Assembleias de Deus naquele país.

Em 1984, estava jubilado e residindo em Presidente Prudente, estando vinculado ao Ministério do Belém.

Pastor Guedes, faleceu em 19 de dezembro de 1998, aos 87 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *