CASA MUSEU GUNNAR VINGREN TERÁ INAUGURAÇÃO DIA 13 DE JULHO

O chamado é para a BOAS NOVAS com a história das Assembleias de Deus no Ceará. Se o Ceará é o primeiro estado do Nordeste a receber as CHAMAS DO PENTECOSTES (Atos – 2) por que não ser exemplo para os demais! E é, neste contexto, que o pesquisador e historiador Carlos Castro, em unidade com o pastor José Costa de Melo (Presidente da IEADTC – ITAPAJÉ e vice-presidente da CONADEC – Convenção de Pastores da Assembleia de Deus do Ceará) se unem para dá vida ao MUSEU CASA GUNNAR VINGREN, que a partir de agora será uma extenção do Museu do Protestantismo do Ceará (MPC).

A CASA ANTIGA E HISTÓRICA

O museu Vingren, é um local histórico e que pertenceu ao cearense Cordulino Teixeira Bastos, localizada na Fazenda Lagoinha e datada da terceira metade do século XIX. Entre os momentos mais importantes para a história do protestantismo que se deu em sua sala principal, foram as reuniões da IPI (Igreja Presbiteriana Independente) como a primeira que aconteceu em 22 julho de 1913, onde o reverendo Manoel Francisco do Nascimento Machado, fez o primeiro culto cristão na fazenda Lagoinha. É importante resaltar que o evangelho em Itapajé teve início em 1895 com a presente de lideranças da IPB (Igreja Presbiteriana do Brasil) e no sítio Santana, na casa do “pai Salles” em 9 de dezembro de 1912 (fonte: Fragmentos da História do Evangelho no Ceará).

PRESENÇA DA FAMÍLIA VINGREN NO LANÇAMENTO OFICIAL DO MUSEU

Um neto do pioneiro, Bo David Vingren e sua filha, participaram do ato de lamçamento oficial do Museu Casa Gunnar Vingren, no dia 20 de julho de 2024, já que é a data de fundação e que, se dará as comemorações dos 110 anos da Instituição religiosa.

OS OBJETOS DO MUSEU

Neste primeiro momento o acervo do Museu vai apresentar os documentos, objetos e história digital, já que as relíquias originais são propriedades do Museu do Protestantismo do Ceará e seu endereço em Fortaleza, capital do Ceará, localizado na Rua Pergentino Maia, 1119 – Bairro Messejana.