História do Pastor Francisco Pereira do Nascimento
Pioneiro do Movimento Pentecostal no Brasil

Francisco Pereira do Nascimento nasceu em Santa Isabel, no Pará, em 30 de setembro de 1904. Tornou-se um dos grandes nomes do movimento pentecostal brasileiro, sendo o primeiro pastor brasileiro a assumir oficialmente a direção da Igreja-Mãe, em Belém do Pará, entre 1950 e 1959, sucedendo o missionário Nels Nelson.
Durante sua liderança, destacou-se pela expansão da obra pentecostal, contando com o apoio de pastores como José Morais, Armando Chaves Cohen, José Pinto de Menezes, entre outros. Era amplamente conhecido e respeitado como “Chico Pereira”.
Filho de Raimundo Pereira do Nascimento e Josefina Queiróz Pinheiro, casou-se com a irmã Beatriz Alves do Nascimento, com quem teve dez filhos: Ester (falecida ainda criança), Débora, Ester, Gerson, Hulda, Tamar, Raquel, Hávila, Noêmia e Jessé Sandoc, este último reconhecido músico cristão no Rio de Janeiro. Sua filha Ester residiu em Fortaleza (CE), onde veio a falecer.
Um episódio marcante na vida do historiador Carlos Castro ocorreu durante a viagem aos 90 anos da Assembleia de Deus em Belém do Pará, quando teve a companhia da irmã Ester. No trajeto entre Ceará e Belém, ela compartilhou lembranças comoventes: “Meu irmão, o meu pai certe vez teve que fazer o trajeto entre Belém e Piaui. A maioria do caminho ele fez a pé e em lombo de animal de carga. Era muito penoso para os primeiros pioneiros implantarem igrejas na região do Nordeste”. Observei com irmã Ester deixou escapar uma lágrimano canto dos olhos e até então não sabia que anos mais me tornaria um historiador da Assembleia de Deus no Ceará.
A emoção da irmã Ester, ao recordar o sacrifício do pai, marcou profundamente o historiador, que mais tarde se dedicaria à pesquisa da história da Assembleia de Deus no Ceará.
O pastor Francisco Pereira do Nascimento realizou milhares de batismos em água e conduziu centenas de pessoas a Cristo. Foi também escritor da instituição, publicando diversas obras. O Museu do Protestantismo do Ceará conserva três títulos raros de sua autoria, hoje disponíveis em formato digital (E-BOOK):
- Os Cinco Nomes de Jesus (s.d.)
- Uma Janela Aberta no Céu (1962)
- Unção de Deus (1966)
Essas obras raras podem ser adquiridas diretamente com o Museu MPC.
O hino nº 376 da Harpa Cristã traz a sigla F.P.N., identificando sua autoria, além de outros hinos avulsos compostos por ele.
O pastor Francisco Pereira do Nascimento faleceu em 2 de junho de 1968. Sua morte foi noticiada pelas redes Globo e Tupi, além da Rádio Copacabana, uma das mais tradicionais emissoras da época, que destacaram sua importância pastoral e legado espiritual.
Foi um baluarte do evangelho no Brasil, cuja maior herança foi o amor pelas almas e o compromisso com a expansão da fé cristã.
Historiador Carlos Castro – Museu do Protestantismo do Ceará
Contato para conhecer os livros e e-books: WhatsApp (85) 99757-1909








