O NOVO TESTAMENTO RARÍSSIMO QUE PERTENCEU AO PRESBITERIANO HONORATO MATIAS DA COSTA

A história de pioneirismo de Honorato Matias da Costa, começa por volta de 1885 quando creu no evangelho atraves da visita dos Reverendo Jonh Smith e De Lacy, quando visitam as cidades Baturite e São Francisco de Uruburetama, atual Itapajé – Ceará.

Ele era morador de Pentecostes (Ce) e a localidade por nome de Riacho do Paula, distrito onde residia e fez de sua residência um pequeno núcleo cristão da IPI – Igreja Presbiteriana Independente, apartir de 1908, quando da visita ao Riacho do Paulo.

RIACHO DO PAULO

O obreiro Paulo Matias (neto) visita o Museu com o pastor atual da Presbiteriano em Pentecoste – Ce.


No dia 1º de setembro de 1908, a localidade de Riacho do Paulo, situada a três léguas (18 km) da sede do município, recebeu um grupo de quatro obreiros membros da Igreja Presbiteriana Independente (IPI). Na ocasião da passagem, os homens desconhecidos dos moradores do lugarejo semearam pela primeira vez a mensagem da cruz. O culto foi realizado na residência do irmão Honorato Matias da Costa, que já havia feito a sua profissão de fé há mais de 20 anos na Igreja Presbiteria na do Brasil em Fortaleza. No culto histórico, cerca de 40 pessoas se fizeram presentes. Não houve registro de profissões de fé. Porém, a semente do evangelho foi plantada no lugarejo.