Pai do historiador Carlos Castro foi batizado nesta igrejinha em 1952. Para recordar este acontecimento fiz uma visita histórica ao local e uma entrevista. Detalhes no ídeo.
O INÍCIO
Há 116 anos a Igreja Presbiteriana Independente, tomava acesso a pequena cidade de Pentecoste (Ce), com um grupo de irmãos, na liderança do pastor Manoel Francisco do Nascimento Machado. Era 28 de agosto de 1908 e a casa onde aconteceu a reunião cristã, era residência de um cidadão por nome José Cursino, que por sinal era um coletor estadual. Entre os personagens presentes ao evento estavam: Honorato Matias da Costa (avó de Paulo Matias), Candido Olegário Moreira e o major Antonio Gomes Bezerra, que era o presidente da Intedência da cidade.
LOCALIDADE DE FOFA É ALCANÇADA EM 1912
A localida ainda preserva o pequeno templo que já é centenário. Atualmente a presidência da Igreja tem o pastor Edvaldo Vieira dos Santos, que assumiu a obra em 2010, após a jubilação do antigo obreiro, o reverendo Damário Salles Batista, filho do Cel José Batista, o que recebeu e fez profissão de fé em 1912.
VISITA HISTÓRICA DO PASTOR EDVALDO E PAULO MATIAS EM POPEIA – SP
Em visita a convenção nacional das IPIs do Brasil, que aconteceu em São Carlos (SP), no dia 19 de setembro de 2024, o reverendo Edvaldo Vieira, fez uma visita ao ouvinte do programa Tempo de Recordar (vai ao todo dia pelo Youtube das 21 as 23horas – CANAL DO MUSEU) e ali fez alguns registro importantes para sua história na Instituição, ja que Paulo é da linha histórica de um antigo pioneiro da IPI – CE. Esse vetereno é Paulo Matias da Costa, neto do cearense e pioneiro Honorato Matias da Costa, que fez parte da historiografia da IPI – Igreja Presbiteriana Independente no Ceará, onde, sua residência em Rioacho do Paulo (Pentecoste), foi local de cultos na região a partir de 1908, o obreiro Honorato já é falecido há muitos anos. Segundo nosso irmão Paulo Matias, sobre a visita que recebeu disse: “O Pastor Edvaldo, veio até Baurú, chegou até aqui para nos fazer uma visita, no domingo 22/09/24, trouxe uma abençoada Palavra, sobre o Profeta Habacuque. Foi uma visita abenoada, maravilhosa e muito histórica”